domingo, 26 de setembro de 2010

Outras Drogas.

TABACO
Um dos maiores problemas de saúde pública em diversos países do mundo, o cigarrro é uma das mais importantes causas potencialmente evitáveis de doenças e morte.
Efeitos
  • doenças cordiovasculares (infarto, avc e morte súbita);
  • doenças respiratórias (enfisema, asma, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica);
  • diversas formas de câncer (pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e útero);

Seus efeitos sobre as funções reprodutivas incluem redução da fertilidade, prejuízo do desenvolvimento fetal, aumento de riscos para gravidez ectópica e abortamento espôntaneo.

FUMANTE PASSIVO

Existem evidências de que, os não-fumantes expostos a fumaça de cigarro no ambiente (fumantes passivos), têm um risco maior com relação a várias das patologias que podem afetar os fumantes.

A nicotina é a substância presente no tabaco que provoca a dependência, mas não está associada a todos os problemas de saúde provocados pelo cigarro. Embora esteja implicada nas doenças cardiocirculatórias, a nicotina não parece ser cancerígena.

AÇÕES PSIQUÍCAS DA NICOTINA

São complexas, com uma mistura de efeitos estimulantes e depressoras. Menciona-se o aumento da concentração, da atenção, a redução do apetite e da ansiedade.

Tolerância e abstinência

A nicotina induz tolerância e se associa a uma síndrome de abstinência com alterações do sono, irritabilidade, diminuição da concentração e ansiedade.

CAFEÍNA

É estimulante so SNC é menos potente que a cocaína e as anfetaminas.

O seu potencial de induzir dependência vem sendo bastante discutido nos últimos anos. Surgiu até o termo cafeínismo para designar uma síndrome clínica associada ao consumo importante (agudo ou crônico) da cafeína, caracterizada por ansiedade, alterações psicomotoras, distúrbios do sono e alterações do humor.

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

Embora sejam descritos efeitos euforizantes por alguns usuários dessas substâncias, essa não é, geralmente, a principal razão de sua utilização.

Muitos indivíduos que consomem essas drogas são fisioculturistas, atletas de diversas modalidades ou indivíduos que procuram aumentar sua massa muscular e podem desenvolver um padrão de consumo que se assemelha ao de dependência.

Efeitos adversos

  • diversas doenças cardiovasculares;
  • alteração no fígado, até câncer;
  • alterações musculoesqueléticas indesejáveis (rupturas de tendões, interrupção precoce do crescimento);

Essas substâncias, quando utilizadas por mulheres, podem provocar masculinização (crescimento de pêlos pelo corpo, voz grave, aumento do volume do clitóris). Em homens, pode haver atrofia dos testículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário